COMECE AGORA

TESTE GRÁTIS O VINDULA POR 30 DIAS

*Grátis para até 3 conexões

DEMONSTRAÇÃO ONLINE

Privado ou Público

O Vindula possui duas formas diferentes de acesso: Privado e Público.

  • No acesso público o conteúdo fica visível para qualquer usuário que não esteja conectado dentro da intranet.
  • No acesso privado o conteúdo esta restrito somento para quando o usuário se autentica noa intranet, permitindo ações como comentar, curtir e enviar recados.
x
Você está aqui: Página Inicial SOBRE Blog Gestor ou Técnico de Intranet. Saiba qual é a diferença!

Categorias

Gestor ou Técnico de Intranet. Saiba qual é a diferença!

Gestor de Intranet

Em todo projeto estruturado de Intranet, sempre temos um Gestor de Intranet, e este é uma peça importante para manter o ecossistema de uma Intranet viva nas organizações.
 
Mas o que um gestor de Intranet faz? Vou citar alguns pontos que considero relevantes:
 
1 - Ampla visão
Um gestor de Intranet não é necessariamente um desenvolvedor (técnico). Ele é uma pessoa que tem grande visão da empresa, de suas áreas e departamentos, e muito importante: ele deve ter habilidade de comunicação.
 
2 - Gestão de conteúdo e Arquitetura da Informação
Dominar o processo de Gestão de conteúdo é fundamental para incentivar, ajudar e colaborar com os editores de conteúdo, publicadores e demais pessoas envolvidas com a produção de conteúdo da Intranet.
 
Não são raras as vezes que o gestor de intranet está em um determinado departamento ajudando ativamente os publicadores de conteúdo.
 
Além de dominar todo o processo de gestão de conteúdo, o Gestor de Intranet deve saber de arquiteutra da informação, participar da elaboração e estrutura de wireframes, fluxos de navegação e estar a todo momento atento com a sua evolução.
 
Cuidar para que a Intranet vire uma grande salada de documentos também é papel do Gestor através de políticas de colaboração de conteúdo e muito, muito treinamento.
 
 
3 - Entender de Experiência do Usuário
Saber como o usuário está utilizando a Intranet não é algo simples, e a busca pela perfeição na usabilidade são itens que o Gestor de Intranet precisa estar atento.
 
Realizar testes de usabilidade é um dos itens que deve ser realizado com certa frequencia, sempre acompanhando as tendências de acesso.
 
Experiência do usuário vai muito além de testes de usabilidade, visto que este é um assunto bem abrangente.
 
 
4 - Evolução da Intranet
A Intranet é igual a um ser vivo, ele precisa de iteração, alimentação e cuidados, porque ele vai crescer e ter um futuro.
 
O papel do Gestor de Intranet é participar da rotina do dia-a-dia da Intranet, acompanhando as áreas que utilizam a Intranet, avaliar novas demandas e ajustes.
 
Preparar ciclos de atualização da Intranet deve ser algo planejado, visto que a Intranet é a peça central de muitas organizações, e uma parada pode ser algo desastroso.
 
5 - Alinhamento estratégico
Em minha opnião, esta é a caracteristica mais importante de um Gestor de Intranet. A Intranet deve ser alinhada com os objetivos estratégicos da Empresa.
 
Não basta ela ser linda, cheia de funcionalidades, mas não atende o seu principal objetivo: Alinhamento estratégico!
 
Não esqueça de incluir uma boa dose de métricas, afim de medir como anda a adoção e evolução da Intranet. Algumas métricas interessantes: Engajamento dos usuários nas ações realizadas na Intranet, Volume de produção de conteúdos, Integrações com sistemas internos e por ai vai.
 

Técnico de Intranet

O Técnico de Intranet é aquela pessoa responsável pela parte tecnológica da Intranet, a Interface entre o produto e o Gestor de Intranet. Veja alguns pontos interessantes do trabalho de Técnico de Intranet:

 

1 - Conhecimento do Produto

Um bom técnico de Intranet conhece o produto que ele está trabalhando muito bem. Desde o processo de instalação até o momento de customizar o Layout.

 

2 - Atualizando o Gestor de Intranet

Atualizar o gestor de intranet com as mais novas funcionalidades da solução de Intranet é uma atividade essencial, pois somente assim, o Gestor da Intranet terá acesso a novidades que ele pode sugerir aos usuários e melhor o engajamento da Intranet.

 

3 - Treinamento constante

Participar de treinamentos sobre a plataforma, aprendendo itens novos e evoluindo a ferramenta, é algo que sempre deverá estar em pauta.

 

4 - Suporte / Desenvolvimento

Fazer a interface ou "tradução" de problemas e demandas de desenvolvimento entre o Gestor de Intranet e o Fornecedor. Essa ação, visa garantir que o que foi requisitado, seja de fato o entendido.

 

5 - Direcionamento estratégico

Estar alinhado com a estratégia da empresa e com o Gestor de Intranet irá fazer com que seu projeto tenha a visibilidade que ele merece.

 

Bem pessoal, é isso!

 

Fábio Rizzo

Discuta o assunto: